quarta-feira, 30 de julho de 2008

esdi 2008: mudanças

(escrito em fevereiro de 2008, o texto abaixo faz um relato das atividades na direção da escola de 2000 a 2008. apesar de significar um pequeno desvio na proposta deste blog, o texto inevitavelmente acaba se inscrevendo nesta categoria ao descrever as diversas atividades de ensino e de gestão de design.)


a partir do dia 01 de março de 2008, deixarei a diretoria da esdi. foram oito anos seguidos de intensa atividade - quatro anos como vice-diretor e quatro como diretor - e chega a hora em que o bom senso recomenda uma pausa (*). nestes oito anos a esdi passou por muitas mudanças. mudanças essas que ainda nos parecem poucas diante do tanto que sabemos ainda necessário fazer e dos problemas e desafios que ainda existem. a parceria e o apoio de muitos colaboradores – entre professores, estudantes e funcionários – tornaram possíveis grandes realizações como vice na direção de freddy van camp (2000 a 2003) e como diretor, tendo rodolfo capeto como vice (2004 a 2007).

na área das relações internacionais, a esdi possui atualmente doze convênios com escolas na alemanha, bélgica, coréia do sul, estados unidos, finlândia, frança, holanda e portugal, e uma excelente rede de relacionamento com escolas, entidades e designers. em 2005, obteve o mais importante prêmio internacional de design, o troféu if gold; participou do salone satellite da feira de milão em 2006; de quatro edições seguidas (2004 a 2007) da microsoft research design expo, em redmond, sede da microsoft; do global design lab 2004 da electrolux, em new york; e ainda do yahoo design expo 2006, em san josé, na california. os estudantes da escola alcançaram individualmente diversas premiações nacionais e internacionais. como resultado direto, foi indicada em 2007 como uma das 40 melhores escolas de design do mundo pela revista business week, assim como a melhor escola de design do brasil pelo guia do estudante ao mesmo tempo em que obtinha a melhor nota nacional no enade entre os cursos de design.

as relações da esdi com o mercado permitiram a realização de diversas parcerias, entre as quais se destacou a da motorola do brasil, que construiu e equipou um laboratório de prototipagem rápida e um laboratório de pesquisas. diversas outras empresas nos apoiaram e continuam oferecendo apoio. foi implantado o mestrado em design, instalado no prédio anteriormente ocupado pelas oficinas de madeira e metal. os recursos provenientes de royalties de projeto de pesquisa realizado ainda nos anos 90 permitiram a reforma quase que integral. o laboratório de informática foi reformulado em 2000 e ampliado em 2005. apoios obtidos junto à faperj e finep possibilitaram a mudança das antigas oficinas (embora os recursos aprovados pela finep em 2007 para aquisição de novas máquinas ainda aguardem liberação). também iniciaram-se as atividades da design.inc - incubadora de empresas de design, que já conta com duas empresas de ex-alunos, e para a qual podemos prever muito sucesso (ainda agora, em fevereiro de 2008, estas empresas conquistaram o prêmio movelsul e mais dois prêmios if design). entre diversas outras reestruturações internas, maiores ou menores, destaca-se o planejamento para o futuro da escola: o projeto nova esdi, desenvolvido entre 2000 e 2003, espera apenas a conclusão do processo de cessão definitiva do terreno. aliás, uma outra conquista foi o cancelamento em 2003 do processo de cessão do terreno da esdi à abc, que assombrou a escola por cerca de quinze anos.

além dos apoios já citados da faperj e finep, foram estabelecidas parcerias com a redetec rede de tecnologia do rio de janeiro, o bndes, a capes, o cnpq, além das excelentes relações institucionais estabelecidas com o governo do estado e os consulados da alemanha, frança, holanda e finlândia. a capes e o daad (órgão de apoio acadêmico do governo alemão) nos apoiaram de forma decisiva nos intercâmbios com a alemanha, oferecendo bolsas para nossos alunos e professores de 2004 a 2006 e agora novamente a partir de 2008 até 2011.

realizamos dois seminários internacionais: em 2003, "design: síntese no tempo" celebrou os 40 anos da esdi; e em 2004, produzimos a pedido do professor carlos lessa, presidente do bndes, o seminário "design, produção, competitividade". fomos ainda parceiros do governo do estado nas três edições do rio faz design e somos igualmente parceiros do atual programa da secretaria de desenvolvimento, rio é design.

foi criada a aexdi, associação de professores, ex-alunos e amigos da esdi, que deu suporte fundamental a muitas atividades da escola desde a sua fundação, em 2004, e que ainda tem muitos desafios a enfrentar na tentativa de congregar associados e continuar apoiando o funcionamento da escola. muito, no entanto, ainda resta a fazer, e nos entristece ver o estado de abandono e carência por reformas nas salas de aulas, apesar da pintura externa ter sido refeita em 2003 (após 40 anos) e nossos banheiros terem sido remodelados em 2007 (após 45 anos). isso para não falar da estrutura mais importante - o currículo - que precisa urgentemente de revisão e reforma. isso apesar do passo importante tomado nesse sentido, sem precedentes desde a década de 60, que foi o seminário de três dias, no início de 2005, em que a quase totalidade do corpo docente discutiu propostas para esta planejada reforma.

para encarar esses desafios, assumirá a direção da esdi o professor rodolfo capeto, com o apoio do professor andré monat como vice-diretor, para o mandato de 2008 a 2011.

a eles, meus votos de muito sucesso, e a certeza de que continuarão contando com minha colaboração.

a todos os amigos, parceiros, colaboradores, meus sinceros agradecimentos pelo apoio recebido. 

gabriel patrocínio 


(*) o diretor da esdi é escolhido pelo voto direto de professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes, para mandatos de quatro anos, não havendo a possibilidade de recondução para a mesma função.

Nenhum comentário: