sexta-feira, 28 de novembro de 2008

criação do fórum brasileiro de design




atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design

hoje, dia 28 de novembro de 2008, foi criado, no centro design rio, o fórum brasileiro de design, entidade que se propõe a congregar as associações profissionais e acadêmicas e os centros de promoção de design brasileiros, estabelecendo, pela primeira vez, uma consonância de propósitos e atuações de toda a comunidade de design brasileira. 

o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende ser, em nenhuma hipótese, mais uma entidade para se somar às outras existentes, mas sim um espaço no qual todas as entidades se identifiquem e lutem em conjunto pelos ideais comuns da comunidade de designers brasileiros.

uma de suas primeiras atividades será a de apoiar o trabalho que já vem sendo feito pela comissão constituida anteriomente, dentro desse mesmo espírito, para cuidar da tramitação do projeto de regulamentação profissional. este projeto, com o apoio do fórum, ganha muito mais peso e representatividade.

estiveram presentes à reunião: daniel kraichete, do centro design rio; ernesto harsi, da adp - associação dos designers de produto; bruno lemgruber, da adg brasil - associação dos designers gráficos do brasil; gustavo gelli, da abedesign - associação brasileira de empresas de design; wagner alves, da adegraf - associação dos designers gráficos do distrito federal; luis werlan, da apdesign - associação dos profissionais de design do rio grande do sul; francisco martins, da firjan - federação das indústrias do rio de janeiro; luiz barros, do programa rio é design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro; freddy van camp e gabriel patrocínio, ambos da esdi - escola superior de desenho industrial da uerj e do conselho consultivo de design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro. além destas entidades, a scdesign - associação catarinense de design, não pode se fazer presente mas protocolou seu apoio à criação do fórum.

como próximos passos, está sendo redigido um manifesto, que será disponibilizado em breve, abrindo espaço para que outras associações e centros de promoção de design possam fazer parte da constituição inicial do fórum brasileiro de design. sua estruturação e funcionamento, bem como seu plano de metas, estão previstos para ser divulgados no início de 2009.

embora seja certo que ainda existe um caminho a trilhar, em busca de juntar ao grupo inicial se possível todas as associações brasileiras, acreditamos que para se buscar algum consenso é necessário antes de mais nada que nos unamos inicialmente por uma questão de bom senso!

8 comentários:

Bruno Porto disse...

Que beleza de notícia!!!

Ana Sofia disse...

Uma importante etapa vencida em uma luta antiga. Gabriel, Freddy e todos que somam esforços, Parabéns!

Dida Maia disse...

Olá a todos. Sou Eduardo Dida Maia, presidente da APD-PE (Associação Profissional dos Designers de Pernambuco) e fiquei sabendo da criação do Fórum quando encontrei com Wagner em João Pessoa, no dia seguinte a esta histórica reunião. Participameos juntos do Encontro Regional de Estudantes de Design, juntamente com a Lucy Niemeyer numa mesa sobre a Regulamentação, muitíssimo bem mediada por Henrique Nardi.
Pois bem, considerem a APD-PE como integrante deste Fórum que vem em boa hora servir de articulação das entidades que representam os profissionais. Vamos reativar os contatos e isar a internet como canal para estreitar os laços.

Desde já parabéns ao grupo inicial e ficamos no aguardo do manifesto e do regimento.

gabriel patrocínio disse...

eduardo,

benvindo ao grupo! vou encaminhar seus comentários para os demais participantes, e esperamos tê-lo em breve em nossas reuniões.

abraço,

gabriel

innova rj eventos disse...

O momento realmente pede essa providência.
Parabens pela iniciativa, Gabriel, Fredy, enfim a todos e o que puder ajudar, contem comigo
Abraços a todos.
Nilson Santos.

Henrique Nardi disse...

Olá Gabriel,

Como mencionou Dida, foi bom contar com a presença do Wagner na mesa redonda do R Paraíba, onde pudemos conversar com mais propriedade sobre a novidade.

Felicito a todos pela criação de tão aguardado fórum!! Contem comigo para o seu sucesso.

gabriel patrocínio disse...

Bruno, Ana Sofia, Eduardo, Nilson, Henrique, Gisele, Ronald, obrigado pelo incentivo!

Assim que tivermos um canal oficial de comunicação do Fórum (site, email, calendário, etc) prometo postar aqui.

Quando me lembro do 1° ENDI, em 1979, e de quantos planos tínhamos, e da APDINS-RJ, e vejo o caminho árduo que temos trilhado (pavimentado ainda por aqueles que vieram antes de nós nos anos 60 e 70), é motivo de mais satisfação ainda por conseguir acreditar, ainda e novamente, que estamos no caminho certo...

Anônimo disse...

Oi Gabriel, tudo bem?
Parabéns por mais essa iniciativa!
Acho que está faltando uma representação feminina nesse fórum...
Se precisarem de mim, estou à disposição.
Abraços
Ligia Inhan