quinta-feira, 5 de novembro de 2009

5 de novembro, dia do designer

no brasil, comemoramos hoje o dia do designer*, no meio da segunda edição da brazil design week - um grande evento promovido pela abedesign para fechar um ano difícil, que espero que tenha preparado o terreno para um grande ano para o design brasileiro em 2010. (merece uma retrospectiva no final do ano)

achei que essa era uma boa oportunidade para voltar a alimentar este blog, ainda que seja com promessas de postar mais de agora em diante...

já instalado na inglaterra, estou começando meu doutorado em políticas de design no c4d - centre for creative competitive design da cranfield university. e daqui espero poder compartilhar pelo menos um pouco daquilo que tenho vivido - como a inauguração da mostra le beau, l'utile, le design - observeur du design 10 em paris, no último dia 22, ou o seminário managing as designing: what next? na said business school, em oxford, na semana passada (dia 30), ou ainda a verdadeira garimpagem de boas fontes, livros e documentos interessantes que faz parte do início da pesquisa.

enquanto isso em shangai, ali do outro lado, meu amigo bruno porto comemora hoje a ida para o congresso do icograda, em beijing, da 9ª bienal brasileira de design gráfico, após o grande sucesso alcançado na shanghai international creative industry week 2009 (que pode ser conferido no seu blog loto azul).

muita coisa para comentar, quase não sei por onde começar - mas me parece uma boa idéia começar por cumprir minhas tarefas da semana no doutorado, e aí então voltar a escrever...

_
*para quem não sabe, o dia do designer foi instituido por decreto presidencial em 1998, na data de aniversário de aloisio magalhães, um dos pioneiros do design brasileiro e que fez muito para estabelecer, dentro do governo federal, principios de uma política pública para o setor.

2 comentários:

marcio dupont disse...

Oi Gabriel te deixo o meu blog pessoal sobre design e nas postagens mais antigas tenho documentos sobre a politica do design e inovação no Mexico.

Por curiosidade qual e´o tema do Doutorado?

Um abraço.

gabriel patrocínio disse...

marcio,
muito obrigado. vou dar uma olhada nos documentos que você mencionou, que certamente me interessam.
meu doutorado é exatamente sobre políticas de design. o título do trabalho está em fase de redefinição.
abração,