segunda-feira, 2 de março de 2009

kidp - bom design é um bom negócio



"o século 21 tem sido chamado a era do design, onde o design é da máxima importância, a essência que impulsiona a inovação. o design tornou-se um elemento chave que permite a convivência sustentável e harmoniosa dos seres humanos no meio ambiente. o design korea será uma oportunidade para encontrar uma nova filosofia de design, a expansão de redes de contatos na indústria criativa, e para o intercâmbio de informações entre pessoas de todo o mundo. o design korea irá abrir caminho para um padrão mais elevado do design global."

criado em 1970 para "revolucionar as exportações coreanas", o kidp korea institute of industrial design promotion é um dos mais bem sucedidos e bem estruturados programas de design no mundo. sua sede ocupa os 47 mil metros quadrados de modernas instalações do edifício "new millenium ark", na cidade de sungnam, aonde se situam galerias e espaços de exposição, um museu de design, biblioteca, auditórios, centro de treinamento, área de incubação de empresas, além dos escritórios do kidp e ainda, no último andar, o designer's club.

entre as suas diversas atividades, destaca-se a promoção do evento design korea (texto de apresentação acima), a atribuição do selo good design, e ainda a promoção (desde 1966) da premiação/exposição nacional korea design exhibition.

veja abaixo o diagrama retirado do website com a visão do kidp de uma coréia orientada ao design. clique na imagem para ver o diagrama completo:



todo esse empenho do governo coreano tornou seul a capital mundial do design em 2010. o programa world design capital, do icsid, é um programa que a cada dois anos elege uma cidade que se identifique pelo uso efetivo do design no seu processo de renovação e na melhoria da qualidade de vida.



kidp - korea design center
170 tancheonuro, bundang-gu, seongnam city, gyeonggi-do
republic of korea, 463-954
tel +82-31-780-2157 (kim yeo-eun, international affairs team)
www.designdb.com/english
global@kidp.or.kr

Nenhum comentário: