segunda-feira, 2 de março de 2009

o design council e o cenário atual do design britânico



com a missão atribuída de "inspirar e permitir a melhor utilização do design, a fim de tornar o reino unido uma nação mais competitiva, criativa e sustentável", o design council, criado em 1944, tem realmente inspirado e contribuído para a superação de diversas crises da indústria britânica ao longo de seus mais de 60 anos de existência. trabalhando sempre na promoção do produto britânico, e especialmente no aprimoramento da qualidade deste para torná-lo competitivo no mercado mundial, o design council age em conjunto com a política industrial e comercial do país em todos os níveis. seus programas atuam desde junto às pequenas e médias empresas, com o objetivo de gerar experiências positivas de design de produtos com qualidade e inovação, até na promoção externa, como no programa millenium products, encomendado pelo então primeiro ministro tony blair, que selecionou cerca de mil produtos notáveis do design britânico que seriam objeto de publicações e exposições.

aliás, a preocupação em ter o design contribuindo para o crescimento da nação já era destaque no governo de sua predecessora, margaret thatcher, que resumiu no início dos anos noventa a urgência de uma reação britânica ao processo de globalização ao cunhar a frase "design or decline". e o atual primeiro ministro gordon brown encomendou, quando ainda ocupava o cargo de ministro das finanças (chancellor of the exchequer), um relatório coordenado por sir george cox (que presidia, à época, o design council), conhecido como "cox review of creativity in business", com o objetivo de assegurar que tanto o governo quanto as empresas e o sistema educacional fizessem o uso adequado dos talentos criativos do reino unido.

presidido atualmente por sir michael bichard, o design council desenvolve muitas ações de promoção e planejamento. lançado recentemente, "the good design plan", tem por objetivo tornar o reino unido o melhor usuário de design do mundo, com planejamento de três anos envolvendo cinco objetivos: 

1. inovação nas empresas e nos serviços públicos; 
2. engajamento público e comunitário; 
3. desenvolvimento de habilidades em design; 
4. políticas e promoção de design; e 
5. eficiência organizacional e operacional.

outro programa interessante é o "designing out crime", workshop que procurou discutir soluções para combater o crime e a violência, sob a ótica do design e da inovação em produtos e serviços. a esse respeito, foi criado dentro do central saint martins college of art and design o centro de pesquisa "design against crime", que pesquisa e propõe soluções práticas para desestimular pequenas ações criminosas. e ainda o programa "designing demand", que dá suporte a empresas de pequeno, médio ou até de grande porte para experimentarem ferramentas de design, levando para dentro das empresas workshops e consultores para trabalharem em conjunto com gerentes e diretores na solução de problemas.

a cena britânica de design é bastante ampla, e londres conta com um excelente museu do design à beira do tâmisa, além de existirem organizações e eventos similares espalhados pelo reino unido. por exemplo, em 1996 glasgow, na escócia, lançou-se como "cidade do design", promovendo o festival internacional do design e entitulando-se a "escócia com estilo". e anualmente é promovido o london design festival, que acontece no mês de setembro, com diversos eventos espalhados pela cidade. governo e entidades de planejamento e promoção de design compartilham um discurso e uma prática coerentes e engajados, em prol do bom design como ferramenta estratégica de desenvolvimento cultural, industrial e comercial. a constante exposição da população ao bom design, seja nas escolas, nos museus, nos prédios e serviços públicos, além de estimular o orgulho nacional pela sua indústria e serviços, promove e contribui para aprimorar a qualidade destes mesmos produtos e serviços, deixando-os além de prontos para competir no mercado internacional, menos vulneráveis à concorrência externa.


design council
34 bow street
london wc2e 7dl united kingdom
tel: +44(0)20 7420 5200
www.designcouncil.org.uk
info@designcouncil.org.uk

Nenhum comentário: